Dia a dia 05/01/2022 - 10:24

Primeira etapa do Censo Previdenciário SPPREV já pode ser feita por aposentados e pensionistas

Veja como realizar essa fase, que vai de 1º/1/2022 ao último dia do mês de aniversário do beneficiário e consiste na atualização cadastral

Conforme o Sinafresp divulgou em novembro de 2021, todos os beneficiários da São Paulo Previdência (SPPREV) deverão, obrigatoriamente, participar do Censo Previdenciário 2022 da autarquia.

O processo tem de ser feito diretamente pelo aposentado ou pensionista no sistema da SPPREV, através do site www.spprev.sp.gov.br ou dos telefones 0800-777-7738 (para ligar de telefone fixo gratuitamente) ou (11) 2810-7050 (para ligar de celular, mas a ligação é tarifada). O Sinafresp também está à disposição para auxiliar os colegas nesse processo.

O processo está dividido em duas etapas, sendo que ambas devem ser cumpridas pelos beneficiários. Aquele que efetuar apenas uma, independentemente de qual seja, ou ainda não participar do censo, estará sujeito à suspensão do benefício.

Confira a seguir como fazer o procedimento em detalhes.

Primeira Etapa: De 1º/1/2022 ao último dia do mês de aniversário do beneficiário

A primeira etapa já pode ser feita por todos os aposentados e pensionistas e consiste na atualização cadastral. Atenção porque essa fase tem que ser realizada até o último dia do mês de seu aniversário. 

Para isso, acesse o site ou aplicativo da SPPREV, logue no sistema da autarquia com o seu CPF e senha cadastrados e preencha as informações solicitadas. 

Faça já, é rápido e fácil! Você pode acessar o site www.spprev.sp.gov.br logado com o seu CPF e senha, ir até a coluna da direita do site e, em “Serviços Online aos Beneficiários”, clicar em “Emissão de Declarações”.  

Ou ainda, você pode usar o tutorial com um passo a passo de como fazer a primeira fase, construído pelo colega aposentado Marcelo Borgesque mostra todo o processo desde como fazer o acesso ao sistema.

Se ainda tiver dificuldades para efetuar o login no site da SPPREV, você também pode entrar em contato com a autarquia pelos telefones citados acima.

Depois que você concluir a atualização cadastral, o sistema emitirá um comprovante, que poderá ser salvo e impresso.

 

Segunda Etapa: No mês de aniversário do beneficiário 

A segunda etapa do censo é uma prova de vida e deve ser realizada no mês de aniversário do beneficiário, conforme já é feito anualmente (o recadastramento anual). Apenas no caso de pensionistas universitários, que devem se recadastrar semestralmente, essa fase deve ser em janeiro e julho.

Para completá-la, os beneficiários devem se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil ou unidade da SPPREV, de acordo com os respectivos horários de funcionamento, munidos de documento oficial de identificação com foto (RG, RNE, CNH, CTPS, entre outros).

A SPPREV orienta que os beneficiários se atentem ao estado de conservação do documento de identificação, pois a autarquia apenas aceitará registros que permitam a identificação visual do beneficiário.

Confira também a seguir documentos com mais informações divulgados pela SPPREV:

Guia de Perguntas e Respostas – Censo Previdenciário

Portaria SPPREV Nº 236, de 16 de novembro de 2021

 

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