Dia a dia 15/09/2022 - 02:20

Diretoria do Sinafresp recebe Celso Malhani na sede do sindicato

Durante encontro com o diretor da Fenafisco, foi debatido o julgamento no STF das ADIs que contestam a legitimidade de pontos da reforma da Previdência, questões relacionadas ao teto e outros temas

Representando o Sinafresp, os diretores Flávio Makoto, Ricardo Castro e Tatsuo Sasaki, acompanhados do advogado Tiago Alves, receberam, na tarde desta terça-feira (13), o diretor administrativo e financeiro da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Celso Malhani.

Durante o encontro, os representantes do sindicato e o diretor da Fenafisco discutiram sobre questões relacionadas ao teto, à perda remuneratória, à desvalorização da categoria, bem como o julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs), no Supremo Tribunal Federal (STF), que contestam a legitimidade de alguns pontos da reforma da Previdência.

Instituída pela Emenda Constitucional 103/2019, a reforma em vigência altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. 

Entre as principais reivindicações das ações propostas ao STF estão a majoração das alíquotas, contribuição extraordinária, revogação das regras de transição, nulidades do cômputo do tempo de serviço, imunidade das aposentadorias por invalidez, redução das pensões, entre outros pontos da reforma do Regime Próprio de Previdência do Servidor Público (RPPS). A previsão é de que o STF realize o julgamento das ADIs entre os dias 16 e 23 de setembro.

O que é uma Ação Direta de Inconstitucionalidade?

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) é uma ação judicial proposta ao Supremo Tribunal Federal (STF) e um dos mecanismos utilizados para garantir que as leis e normas brasileiras estejam em consonância com a Constituição Federal. A ADI pode ser proposta pelo presidente da República, Senado, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), procurador-geral da República, partidos políticos e entidades sindicais de âmbito nacional.

Compartilhar: